como construir um site

Como construir um site em 9 etapas

No mundo digital de hoje, ter um site é uma ferramenta essencial para qualquer negócio ou projeto pessoal. Ele serve como sua vitrine virtual, mostrando ao mundo quem você é e o que faz.

Mas se a ideia de construir um site soa intimidante para você, não tem problema! Neste post, vamos guiá-lo passo a passo através de 9 etapas essenciais para criar um site do zero.

Quer você seja um novato em tecnologia ou alguém com alguma experiência, estas etapas lhe darão uma visão clara do processo e ajudarão a colocar sua visão online com confiança. Vamos começar?

1. Identifique a finalidade do seu site

Print de tela com imagens de diferences páginas iniciais de sites.

Fonte: Wix.com

Começar com seu objetivo pode ajudá-lo a escolher o construtor de sites mais adequado. Por exemplo, se você deseja vender produtos, escolha uma plataforma ou um gerador de páginas da web voltados para o comércio eletrônico e que tenham os recursos apropriados, como carrinho de compras, gestão de estoque e de pedidos.

Aqui estão alguns outros exemplos dos tipos de sites que você pode criar:

  • Blog pessoal
  • Pequenos negócios
  • Portfolio
  • Geração de leads
  • Associação/assinatura
  • Sem fins lucrativos
  • Podcast
  • Local para família/casamento/chá de bebê

Depois de saber o tipo de site que deseja criar e sua finalidade, será muito mais fácil seguir as próximas etapas.

2. Escolha o seu nome de domínio

Um nome de domínio é o URL ou endereço de site que você digita em um navegador para visitar seu site.

Aqui estão algumas dicas para escolher um nome de domínio:

  • Escolha um que seja fácil de soletrar e lembrar
  • Evite abreviações
  • Relacione-o ao seu nome ou empresa
  • Deve ser breve
  • Escolha um domínio de nível superior (TLD) comum como .com

Existem tantos sites que talvez você não consiga proteger seu nome de domínio preferido e torná-lo exclusivo, mas um gerador de URL pode ajudá-lo nessa etapa. Não se esqueça: você deve ser específico ao dizer às pessoas como acessar seu site.

Falaremos mais sobre geradores de URL logo a seguir.

2.1 Onde registrar seu domínio

Imagem de internet exedmplificando a escolha de domínio do site.

Fonte: locaweb.com.br

Você tem duas opções para registrar seu nome de domínio: por meio de um registrador de domínio ou de seu host ou construtor de sites. Algumas pessoas preferem usar um registrador de domínio para obter seu URL personalizado separadamente e depois escolher um host e um construtor de sites. Outros preferem registrar o nome de um site com o construtor escolhido.

Exemplos de geradores e registradores de domínio são:

  • GoDaddy.com: esse é um dos melhores geradores e registradores de domínio. Também oferece a opção de criação de sites e hospedagem.
  • Shopify.com: voltado para venda de produtos. Também oferece o recurso de criar seu site com o editor de loja virtual.
  • Zyro.com: além da geração e registro do domínio, também oferece a construção do site.

Se você planeja usar o WordPress, utilize um registrador ou host de domínio para registro do seu URL. Caso contrário, um construtor de sites completo com domínio, como o GoDaddy e o Zyro, pode atender melhor às suas necessidades.

2.2 Obtenha um domínio grátis

Frequentemente, os construtores de sites ou provedores de hospedagem oferecem registro gratuito de nomes de domínio durante o primeiro ano. 

Mas, mesmo que um provedor esteja oferecendo um ótimo negócio no primeiro ano, você provavelmente espera hospedar seu site por um longo prazo. 

Portanto, é uma boa ideia verificar os preços de renovação e procurar recursos complementares tanto nos registradores de domínio quanto nos construtores de sites, pois você poderá economizar dinheiro a longo prazo.

3. Escolha um provedor de hospedagem na web

Seu provedor de hospedagem oferece espaço no servidor, onde os arquivos do seu site são armazenados e acessados.

Muitos serviços de construção de sites oferecem pacotes de hospedagem como parte de seus planos, mas caso contrário, você pode precisar adquirir sua própria hospedagem de site. Muitos hosts incluem instalações com um clique do WordPress ou outros construtores de sites proprietários.

3.1 Tipos de serviços de hospedagem na web

Pense em um host como um outdoor e em seu site como um anúncio – o provedor é dono da estrutura, mas você decide o que será exibido. Você pode escolher hospedagem compartilhada, servidores virtuais privados (VPS) ou um servidor dedicado, todos com casos de uso e custos diferentes.

  • Hospedagem compartilhada: Este é o serviço de hospedagem na web mais popular e barato disponível. Seu site compartilhará espaço em um servidor com vários outros sites. Freqüentemente, o armazenamento e a largura de banda são limitados para garantir que todos os sites possam lidar com picos de tráfego.
  • VPS: Você pode fazer um upgrade na hospedagem compartilhada escolhendo um servidor virtual privado. Você ainda estará compartilhando um servidor, mas obterá uma parte dele e seus recursos apenas para o seu site. O resultado geralmente é uma velocidade de carregamento de página mais rápida e mais espaço para arquivos. No entanto, custa mais e requer um pouco mais de conhecimento técnico para ser gerenciado.
  • Servidor dedicado: A única razão para escolher um servidor dedicado é quando você tem tanto tráfego na web que supera a hospedagem compartilhada ou VPS. O preço de um servidor dedicado é muito mais alto, mas normalmente você obtém recursos ilimitados e suporte VIP ao cliente.

Os melhores serviços de hospedagem na web são acessíveis, incluem recursos úteis para novos usuários e oferecem excelente suporte ao cliente. Procure um host que não limite o armazenamento ou a largura de banda, tenha uma interface amigável e cresça com o seu site (como VPS ou servidores dedicados).

4. Escolha e instale um construtor de sites

Existem alguns tipos diferentes de construtores de sites, incluindo plataformas de comércio eletrônico que configuram seu site para uma loja online, hosts da web com editores de sites e construtores de sites multifuncionais, como Hostinger, ou o GoDaddy e o Zyro, que citamos anteriormente, que combinam seu domínio, hospedagem e construção do site.

O construtor de sites que você escolhe determina quanta personalização e controle você tem e quão fácil de usar é o editor. Os construtores multifuncionais são tradicionalmente os mais fáceis de usar, oferecendo uma solução abrangente para criar seu site desde a ideia até a publicação.

4.1 Crie seu site com modelos profissionais de arrastar e soltar

Os hosts da Web com editores de sites são mais acessíveis, enquanto as plataformas de comércio eletrônico possuem recursos de nicho para lojas online.

Você pode acessar alguns construtores de sites gratuitamente, como o Wix. Mas muitos recursos, como domínio personalizado, certificado SSL (um “cadeado digital” que ajuda a manter as informações enviadas pela internet seguras) e capacidade de aceitar pagamentos online, exigem planos pagos de criação de sites.

Alternativamente, você pode usar o WordPress para criar seu site. Ele dá a você mais controle sobre o design e a funcionalidade do seu site, mas requer mais conhecimento técnico. Para usar o WordPress, você deve escolher um serviço de hospedagem em vez de um construtor de sites.

Os melhores construtores de sites devem ser fáceis para qualquer pessoa, oferecer planos acessíveis, mas escalonáveis, e ajudá-lo a construir seu SEO e sua marca na página.

4.2 WordPress vs. construtores de sites

WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais comum de todos os tempos, usado por mais de 40% dos sites. Ele oferece personalização quase ilimitada, para que você possa criar qualquer tipo de site que desejar. Mas é mais desafiador usar, se você não tiver experiência na criação de sites.

Um construtor de sites é uma ótima escolha se você nunca criou um site. Editores de arrastar e soltar são comuns. Um editor “o que você vê é o que você obtém” (WYSIWYG) torna muito mais fácil construir um site porque você pode ver seu design à medida que o constrói, em vez de usar código.

O WordPress é flexível, mas os construtores de sites são simples de usar. Você pode adicionar plug-ins que facilitam a criação de um site com WordPress, mas ainda exige que você tenha um pouco mais de conhecimento técnico do que qualquer construtor de sites.

Os prós e os contras são iguais quando você compara o WordPress aos construtores de sites:

Construtores De SitesWordPressConstrutores De Sites
Prós-Altamente personalizável.
-Mais de 55.000 plug-ins disponíveisMais de 11.000 modelos disponíveis.
-Disponível com quase todos os serviços de hospedagemLivre
-Altamente escalável
-Fácil de usar
-Não é necessária instalação
-Guias e orientações integrados
-Geralmente oferece muitos modelos gratuitos e projetados por profissionais
-Planos normalmente acessíveis
Contras-Curva de aprendizado íngreme
-Requer plug-ins para funcionalidade adicional
-O custo geral pode ser alto (plug-ins, modelos)
-Deve usar hospedagem do construtor de sites
-Pode não acompanhar o crescimento do seu negócio
-Nem sempre tem a funcionalidade necessária

Construir seu site com WordPress é uma experiência um pouco diferente de usar um construtor de sites, e elaboramos um guia sobre como fazer isso. Aqui está uma visão geral de como construir um site com WordPress:

  • Escolha um host e instale o WordPress: Existem muitas opções de hospedagem na web e a maioria suporta WordPress. Depois de escolher seu provedor de hospedagem, você terá que instalar o WordPress em seu computador e em seu servidor host – a maioria dos hosts orientará você nesse processo.
  • Escolha o seu tema: Ele vem com vários temas gratuitos, mas você também pode adquirir temas adicionais na loja WordPress. Você pode acessar os temas no link “Aparência” no lado esquerdo do menu no console de administração.
  • Instale plug-ins: São pedaços de código discretos que podem ser integrados perfeitamente ao seu site para fornecer uma ampla gama de funcionalidades. Isso pode abranger tudo, desde ferramentas básicas para gerenciamento do site (como formulários de contato e vitrines) até aumentar a segurança do seu site WordPress.
  • Crie páginas: A maioria dos visitantes do site espera encontrar um conjunto padrão de páginas, por isso é aconselhável criá-las, incluindo uma página inicial, sobre nós, contato, produtos/serviços e notícias/blog. Adicione conteúdo a essas páginas, certificando-se de vinculá-las umas às outras.

5. Personalize seu site

Com um construtor de sites, você pode começar a personalizar o design e o layout do seu site.

5.1 Escolha um modelo

Fonte: Wix

Modelos (ou temas) são designs pré-fabricados que você pode usar em seu site e preencher com seu próprio conteúdo. Escolher o caminho certo se resume a alguns fatores-chave.

Procure um modelo que:

  • Faz sentido para o tipo de site que você está criando, como uma loja online.
  • Funciona com a sua estética ou a da sua marca.
  • Cabe no seu orçamento (muitos são de uso gratuito).
  • Redimensiona com base no dispositivo usado (modelos responsivos a dispositivos móveis).

Fonte: Weebly

Normalmente você não precisa se preocupar com o esquema de cores porque a maioria dos construtores facilita a alteração. Alguns incluem temas pré-construídos com combinações de cores populares ou com duas cores complementares.

5.2 Instalar e personalizar plug-ins

Fonte: Elfsight

O construtor de sua escolha pode se referir aos plug-ins como aplicativos, mas eles funcionam da mesma maneira, adicionando funcionalidade ao seu site. Para determinar quais plug-ins ou aplicativos adicionar, considere quais recursos integrados você pode usar. Por exemplo, o Weebly inclui elementos para adicionar um formulário de contato, mapa e galeria de imagens às suas páginas, mas sem pop-ups.

Plug-ins a serem considerados para o seu site:

  • Yoast SEO: pode orientá-lo na criação de conteúdo melhor otimizado para pesquisa.
  • Elementor: atua como um excelente construtor de sites para WordPress.
  • Tidio Live Chat: Adicione um mensageiro de chat ao vivo ao seu site para fornecer suporte aos visitantes.
  • PayPal: pode ajudá-lo a garantir mais vendas em lojas online se o seu construtor de sites permitir.
  • Feeds de mídia social: adicione seu feed do Instagram, Twitter ou Facebook ao seu site para incentivar o envolvimento.

Muitos construtores de sites criam plug-ins para você usar e a maioria é gratuita. Empresas terceirizadas costumam criar plug-ins para construtores ou para WordPress – alguns são gratuitos, mas muitos têm um custo mensal adicional, portanto, lembre-se disso para o seu orçamento.

Cada construtor de site ou host lida com a instalação de aplicativos ou plug-ins de maneira diferente. Geralmente, você pode encontrar um aplicativo ou mercado de plug-ins por meio de seu construtor. Clique no plug-in desejado e aparecerá um botão “adicionar”.

6. Adicione comércio eletrônico ao seu site

Embora esta seja uma etapa opcional, provavelmente é popular – um dos principais motivos por trás de querer construir um site é que você deseja promover ou vender algo. A maioria dos serviços de hospedagem na web oferecem pacotes e atualizações para adicionar uma vitrine ao seu site, embora essa não seja a única maneira de oferecer produtos aos clientes.

A seguir estão alguns recursos importantes que você deve incluir no seu site se você deseja adicionar comércio eletrônico:

  • Navegação clara e intuitiva: projete uma estrutura que permita aos visitantes encontrar facilmente produtos, navegar por categorias e acessar páginas essenciais como carrinho de compras e checkout.
  • Descrições detalhadas dos produtos: forneça descrições abrangentes e precisas dos produtos, incluindo especificações, dimensões, materiais e outras informações relevantes. Isso ajuda os clientes a tomar decisões de compra informadas e reduz a probabilidade de devoluções.
  • Gateway de pagamento seguro: implemente esse recurso para proteger as informações de pagamento do cliente. Ofereça opções de pagamento populares e confiáveis, como cartões de crédito, PayPal ou outros processadores de pagamento estabelecidos.
  • Processo de checkout simplificado: minimize o número de etapas necessárias. Ofereça uma opção de checkout como convidado, permita que os clientes salvem suas informações para compras futuras e forneça instruções claras e indicadores de progresso ao longo do processo.
  • Avaliações e classificações de clientes: habilite avaliações e classificações de clientes para seus produtos. A prova social é crucial para construir confiança e credibilidade, ajudando potenciais compradores a tomar decisões seguras.
  • Desempenho e velocidade: otimize seu site para tempos de carregamento rápidos. Páginas de carregamento lento podem levar ao aumento das taxas de rejeição e ao abandono de carrinhos de compras. Compacte imagens, reduza o código e use técnicas de cache para melhorar o desempenho.
  • Suporte ao cliente e informações de contato: Facilite o contato dos clientes com você para dúvidas, suporte ou assistência. Forneça informações de contato claras, incluindo número de telefone, e-mail e opções de chat ao vivo, se possível.

7. Otimize seu site para pesquisa orgânica

Usar uma boa estratégia de SEO pode aumentar a visibilidade do seu site no Google e em outros mecanismos de busca. Você pode otimizar o SEO do seu site usando o Google Analytics, ajustando links permanentes e usando palavras-chave relevantes.

7.1 Adicionar Google Analytics

O Google Analytics 4 é uma ótima maneira de rastrear os visitantes do seu site. Ajuda você a entender a origem de seus visitantes, que pode se dar de três formas:

  • Tráfego de pesquisa: quando alguém encontra seu site usando um mecanismo de busca, como o Google.
  • Tráfego direto: quando alguém digita diretamente o endereço do seu site na barra de endereços do navegador.
  • Tráfego de referência: quando alguém chega ao seu site clicando em um link em outro site.

Use os recursos de comércio eletrônico do Google Analytics para ver quais páginas são mais populares, em quais dias você obtém mais tráfego e quais palavras-chave funcionam melhor para seu site.

A maioria dos construtores oferece uma maneira fácil de adicionar o Google Analytics ao seu site – basta adicionar o ID de rastreamento a um campo. Você pode encontrar seu ID de rastreamento em seu perfil do Google Analytics após criar uma conta.

Basta copiar seu ID de rastreamento do seu perfil e adicioná-lo ao arquivo header.php (geralmente você pode acessá-lo em um painel do WordPress em Aparência> Editor de tema, para fazer isso manualmente).

7.2 Alterar estrutura do link permanente

É uma boa ideia alterar a estrutura do link permanente no início da jornada do seu site, antes de se aprofundar na adição de páginas e conteúdo. Se você alterar a estrutura posteriormente, poderá desativar todas as páginas publicadas anteriormente.

Cada construtor é diferente, então talvez você precise encontrar a resposta na documentação de ajuda ou falar com um agente de suporte ao cliente.

Para WordPress, vá para Painel > Configurações > Links permanentes. A partir daqui, escolha a estrutura que você mais gosta ou crie uma estrutura de link permanente personalizada.

A melhor estrutura de link permanente é o nome do post. Esses links são muito mais amigáveis ​​para SEO porque geralmente incluem palavras-chave relacionadas ao seu setor, site ou conteúdo. É bom para visitantes e mecanismos de busca pelo mesmo motivo: o texto do link informa do que se trata a página ou post.

7.3 Use o planejador de palavras-chave do Google

Uma das ferramentas gratuitas mais úteis que você pode usar para ajudar a classificar seu site nas páginas de resultados de pesquisa orgânica (SERPs) é o planejador de palavras-chave do Google. É uma uma plataforma de publicidade do Google Ads que usa palavras-chave para ajudar seus anúncios a aparecerem em pesquisas relevantes. Crie sua conta em ads.google.com e acesse o planejador de palavras-chave. Lembre-se de digitar palavras-chave relevantes para o seu setor ou para o conteúdo que você está criando. 

8. Publique seu site

Você está quase pronto para publicar seu site. Tal como acontece com todas as outras etapas descritas neste guia, a publicação será diferente para cada construtor de sites. Normalmente, você pode encontrar um botão “Publicar” no editor do site que está usando.

Fonte: Weebly

Quando estiver pronto, clique no botão publicar e espere enquanto o construtor de sites cria um mapa do site e coloca ele no ar. Você pode então acessar sua URL e ver seu site ativo. No WordPress, você verá um botão publicar na parte superior do menu.

Você deve ter a base do seu site pronta agora, incluindo a página inicial, pelo menos. Agora você pode criar outras páginas, como uma página de contato, páginas de produtos, uma página “sobre nós” e um blog, dependendo do tipo de site que você criou.

Parabéns! Agora você publicou seu site. Mas, seu trabalho ainda não terminou.

Leia também: Email Marketing: 3 regras para otimizar as taxas de abertura

9. Gerencie e mantenha seu site

Se você estiver usando um construtor de sites completo, grande parte da manutenção do seu site será automática. Os plug-ins recebem atualizações regulares, assim como o editor do site. Backups automáticos também são comuns.

Se você usa o WordPress, pode ser necessário configurar atualizações automáticas de plug-ins ou verificar regularmente para garantir a atualização para novas versões. Manter o WordPress e os plug-ins atualizados faz parte da segurança, portanto, fique por dentro disso.

Crie backups do seu site sempre que fizer alterações significativas, para que, se algo der errado, você possa reverter para a versão mais recente do seu site e não sofrer uma grande perda de conteúdo.

O marketing também é uma grande parte do gerenciamento contínuo do seu site. É sempre importante ter em mente o SEO na página.

Além disso, considere adicionar seu site a diretórios online, fazer um orçamento para uma campanha publicitária de pagamento por clique (PPC) – ou seja, quando você cria anúncios online e paga apenas quando alguém clica neles -, postar nas redes sociais e encontrar maneiras de atrair novos visitantes e reter clientes ou leitores que você já possui.

Aqui estão algumas outras etapas para manter e gerenciar seu site:

  • Estabeleça páginas: Ao adicionar conteúdo ao seu site, você tem duas opções: páginas e posts. As páginas são estáticas e contêm conteúdo consistente, como “categoria”, “sobre nós”, “contato” e outras páginas principais.
  • Crie postagens de blog: A maioria dos construtores que incluem um blog permitem agendar postagens de blog, para que você possa trabalhar antecipadamente com um calendário de conteúdo. Você pode criar muito conteúdo com antecedência e programá-lo para publicação regular.
  • Incluir categorias: Isso pode tornar mais simples para os leitores encontrarem conteúdo em seu site que seja relevante para eles. Ele também organiza seu conteúdo para rastreadores de mecanismos de pesquisa, facilitando a classificação de palavras-chave e tópicos.
  • Adicione um formulário de contato: Isso oferece aos visitantes do site uma maneira fácil de entrar em contato com você, sem entrar em contato com seus clientes de e-mail.
  • Publique páginas de privacidade e termos de serviço (TOS)/uso: As pequenas empresas devem adicionar políticas de privacidade e páginas de TOS para descrever com precisão como os dados coletados são usados. Se você usar cookies para rastrear visitantes, deverá estar em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), independentemente de onde você opera seu site.
  • Aborde sua navegação: Considere o fluxo do seu menu e certifique-se de que ele faz sentido na jornada do cliente. Por exemplo, políticas, sobre nós e páginas de contato geralmente estão no final de um menu de navegação.
  • Adicione pop-ups de geração de leads: Se você tem um site de pequena empresa ou loja online, adicionar um pop-up para coletar endereços de e-mail para um boletim informativo ou cupons é uma ótima maneira de construir uma lista de e-mail para campanhas de marketing.
  • Inclua botões de compartilhamento de mídia social: Adicioná-los às postagens do blog gera marketing “boca a boca” on-line e pode trazer tráfego de referência para o seu site.
  • Adicione imagens a páginas e postagens: As imagens despertam o interesse dos leitores e ajudam no SEO. Insira imagens relevantes em todos os posts e páginas para melhorar o seu site. Certifique-se de adicionar texto alternativo às imagens e uma descrição da imagem para tornar seu site mais acessível para todos os usuários.
  • Envie seu site para diretórios: Preencha seu perfil do Google Meu Negócio e seu perfil do Bing Place para garantir que os locais possam encontrar seu site e seu endereço se você tiver uma loja física. Existem muitos outros diretórios online a serem considerados para vários setores também.
  • Automatize backups: É fundamental fazer backup do seu site ou loja online; caso contrário, você corre o risco de perder todas as informações que ele contém. Usar um serviço automatizado de backup e restauração de sites WordPress lhe dará tranquilidade. Além disso, certifique-se de que seu site esteja protegido contra hackers, vírus e outras ameaças.
  • Utilize widgets: Ajudam você a personalizar a aparência do seu site adicionando conteúdo nas barras laterais e rodapés. O WordPress oferece muitos widgets diferentes para mídias sociais, comércio eletrônico, comunicações e muito mais.

Leia também: Email Marketing: 3 regras para otimizar as taxas de abertura

Perguntas frequentes sobre como construir um site

Você pode criar um site gratuitamente?

Sim. A maioria dos sites gratuitos exige que você use um subdomínio (seudomínio.webhost.com), que possui a marca do nome do host e permite incluir anúncios. Esses requisitos não são profissionais e, portanto, não são sugeridos para sites comerciais ou de comércio eletrônico. Alguns hosts oferecem registro de nome de domínio gratuito por um ano quando você compra hospedagem na web.

Você pode construir seu próprio site?

As duas maneiras mais fáceis de construir um site são usando um construtor de sites ou WordPress. Você pode construir um site a partir de código, mas as ferramentas podem automatizar grande parte do trabalho se você não precisar de um alto nível de personalização.

O que você precisa para construir um site?

Você precisa de um nome de domínio, hospedagem e construtor de sites para criar um site básico. Você também precisará de conteúdo e imagens para construí-la, junto com produtos, se estiver construindo uma loja online.

Quanto custa criar um site?

Espere pagar cerca de R$200 anualmente para criar um site com seu próprio nome de domínio em um construtor de sites completo, se você usar um modelo de design gratuito. Se você contratar alguém para criar um site para você, o custo provavelmente ficará entre R$500 e R$5.000, sem incluir hospedagem ou taxas de loja online.

Quanto tempo leva para construir um site?

A criação de um site pode levar apenas algumas horas ou vários meses, dependendo de seus objetivos e de como você projeta o site. Usar um construtor para criar um site simples é muito mais fácil e rápido do que criar um site complexo do zero.

O que você precisa para administrar um site?

No mínimo, você precisa de um nome de domínio, serviço de hospedagem na web, construtor de sites ou CMS e conteúdo para o seu site. Se você planeja administrar uma loja online, precisará de uma plataforma de comércio eletrônico.

Preciso de um host para criar um site?

Você pode criar um site sem um host, mas não pode colocá-lo no ar na Internet sem hospedagem. Tecnicamente, você poderia se hospedar com uma conexão doméstica rápida e estável e um servidor, mas isso é improvável. Para ter um site online viável, você precisa de um host.

Qual é o construtor de sites mais fácil?

Embora a maioria dos construtores de sites sejam inerentemente fáceis de usar, a escolha da ebusinessbrasil.com para o construtor de sites mais fácil é o Web.com, graças ao seu editor de arrastar e soltar. O Zyro está em segundo lugar por causa de seu editor de site simples e ferramentas de criação assistidas por IA.

Como faço para construir uma loja online?

Existem várias maneiras de construir uma loja online. Você pode criar um site WordPress e adicionar um plug-in de carrinho de compras. Alternativamente, você pode escolher uma plataforma de comércio eletrônico, como Shopify ou Square, que são como construtores de sites de lojas online.

Quanto tempo leva para configurar um site WordPress?

Configurar um site WordPress pode levar apenas um dia. Se estiver fazendo isso manualmente, você precisará de um cliente FTP (File Transfer Protocol) e de um serviço de hospedagem na web. Criar seu site é fácil, especialmente se você usar plug-ins para fornecer recursos personalizados de criação de sites.

Acompanhe mais conteúdos!

Se você ficou entusiasmado com o conteúdo deste post e deseja continuar recebendo informações relevantes sobre temas semelhantes, não deixe de assinar nossa newsletter! Nossos boletins periódicos manterão você atualizado com as últimas novidades, artigos exclusivos e insights valiosos. Junte-se à nossa comunidade de leitores e nunca perca uma atualização. Basta inserir seu endereço de e-mail abaixo e fazer parte dessa jornada de conhecimento.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *