Pesquisas afirmam que um em cada seis emails não chega à caixa de entrada dos usuários.
Esses emails perdidos podem representar uma grande perda de receita e esforço desperdiçado na criação de conteúdo de marketing por email eficaz. A entregabilidade do email é crucial para garantir que suas campanhas cheguem ao destino desejado e maximizem o impacto.
Depois de todo o esforço investido na criação de conteúdo de marketing por email eficaz e convencendo um assinante a se inscrever, é importante ser capaz de colher os frutos das suas campanhas de email.
A entregabilidade do email pode ser afetada por vários fatores, incluindo problemas técnicos, violações de regulamentos de conformidade e falta de seguimento de melhores práticas de email.
Alguns problemas podem ser facilmente corrigidos com ajustes técnicos, enquanto outros requerem uma revisão detalhada das políticas e práticas de email para garantir a conformidade e a entregabilidade eficaz. É importante identificar e resolver problemas de entregabilidade para garantir que suas campanhas de email alcancem eficazmente os assinantes e maximizem o impacto.
Neste guia, vamos ajudá-lo a compreender os fatores que afetam a entregabilidade do email e fornecer-lhe as ferramentas e estratégias necessárias para corrigir problemas comuns de entregabilidade. Dessa forma, você poderá garantir que os seus emails cheguem aos seus assinantes e alcancem o objetivo desejado.
Contents
- 1 O que significa entregabilidade de email?
- 2 Quais são os fatores que afetam a entregabilidade de email?
- 3 Qual é considerada uma boa taxa de entregabilidade de email?
- 4 Como se resolvem os problemas de entregabilidade de email?
- 4.1 Email Marketing 101: manter os leitores satisfeitos e evitar queixas de cancelamento e spam.
- 4.2 6. Preste atenção ao seu histórico de envios.
- 4.3 7. Veja o volume e a frequência da sua campanha de e-mail
- 4.4 8. Limpe suas listas de contato de e-mail.
- 4.5 9. Seja cuidadoso ao enviar e-mails para listas inativas.
- 5 Garantir a entregabilidade do e-mail e elevar o desempenho do seu marketing
O que significa entregabilidade de email?
A entregabilidade é a capacidade de garantir que os seus emails cheguem à caixa de entrada dos seus assinantes. Isso depende de uma combinação de fatores, incluindo configurações técnicas, conformidade com regulamentos e seguimento de melhores práticas de email.
Se a entregabilidade for baixa, os seus emails podem acabar na caixa de spam ou não serem entregues, resultando em perda de receita e esforço desperdiçado. É importante analisar relatórios de email enviados. Por isso preste atenção às seguintes métricas:
- Taxa de entregabilidade de emails: a porcentagem de emails que chegam a uma conta de email (excluindo emails devolvidos).
- Taxa de colocação na caixa de entrada: a porcentagem de emails entregues na caixa de entrada em comparação com a pasta de spam ou lixo.
- Hard bounce: endereços de email considerados como uma falha permanente na entrega, seja porque já não existem mais ou porque foram bloqueados pelo destinatário.
- Soft bounce: endereços de e-mail considerados como uma falha temporária, como uma caixa de correio cheia ou problemas temporários no servidor.
A partir dos relatórios, não é possível saber quantos dos e-mails foram classificados como spam ou bloqueados por um provedor de serviços de internet (ISP).
Quais são os fatores que afetam a entregabilidade de email?
A entregabilidade de e-mails é uma medida complexa influenciada por vários fatores, incluindo:
- Reputação do domínio e do IP
- Autenticação do remetente
- Taxas de engajamento, como taxas de abertura, cancelamentos de assinatura e consistência de volume
- Queixas de spam
- Provedor de serviços de e-mail
Todos esses fatores podem afetar a capacidade dos seus e-mails para chegar ao destinatário final e é importante monitorá-los de perto para garantir a entregabilidade máxima.
Cada envio de e-mail fornece dados que os provedores de serviços de e-mail usam para classificar o seu domínio e endereço IP dedicado. É importante estar atento às tendências da indústria e manter-se atualizado com as mudanças nos algoritmos dos provedores de e-mail, pois isso pode afetar a entregabilidade dos seus e-mails.
Monitorar continuamente esses dados e tendências é essencial para garantir que seus e-mails continuem chegando às caixas de entrada dos destinatários.
Leia também: O que é Email Marketing? +4 estratégias para impulsionar sua performance
Qual é considerada uma boa taxa de entregabilidade de email?
Em um mundo ideal, todos os nossos e-mails seriam entregues com sucesso 100% do tempo.
No entanto, na realidade, a entregabilidade de e-mails varia. Para se ter ideia:
- Taxa média de entrega na caixa de entrada é de 85%
- Taxa média de entrega na pasta de spam é de 6%
- Taxa média de falhas é de 9% (muito provavelmente devido a bloqueios por provedores de serviços de internet)
(Fonte: relatório de Estado de Validade de Email de 2022, em parceria com BriteVerify, Return Path e 250ok)
Isso significa que apenas 85% dos e-mails são entregues com sucesso, o que pode representar uma perda significativa de potenciais clientes e receita. Além disso, o relatório mostra que a taxa média de hard bounce é de 0,4% e a taxa média de soft bounce é de 0,1%.
Se a sua taxa de hard bounce total for superior a 2%, isso pode indicar problemas de entregabilidade dos seus e-mails.
Como se resolvem os problemas de entregabilidade de email?
Usando protocolos de autenticação, gerenciando a reputação do remetente & outros métodos.
Os relatórios de campanha de e-mail não fornecem informações precisas sobre o destino dos e-mails não entregues ou os motivos da falha na entrega. Por essa razão, é importante realizar esforços para garantir a melhor entregabilidade possível.
Para diagnosticar e corrigir problemas que possam estar impedindo a entrega de seus e-mails, siga essas nove melhores práticas de email marketing
Email Marketing 101: manter os leitores satisfeitos e evitar queixas de cancelamento e spam.
Os provedores de serviços de internet (ISPs) e avaliadores de reputação de terceiros utilizam como critério de avaliação a forma como os assinantes interagem com o seu conteúdo para medir a confiabilidade da sua campanha de e-mail. Taxas de abertura e cliques elevadas são benéficas, mas taxas elevadas de cancelamento de assinatura e denúncia de spam podem prejudicar sua reputação e entregabilidade.
Se as taxas de cancelamento de assinatura e de queixas de spam estiverem consistentemente acima da média de 0,1%, é recomendado:
- Reduzir o número de campanhas de e-mail
- Melhorar o conteúdo geral, revendo o design e a cópia do e-mail
- Reavaliar os métodos de construção/contato da lista de e-mail
- Verificar as linhas de assunto para detectar possíveis linguagens suspeitas de spamRever as horas de envio de e-mails para evitar o envio em horários inconvenientes.
2. Construa suas listas de email de forma ética, baseando-se no consentimento.
É importante ser cuidadoso ao construir sua lista de email, pois a anulação de inscrições e queixas de spam podem prejudicá-lo. Evite comprar listas e construir listas com ofertas ou inscrições incentivadas, pois esses grupos frequentemente não desejam receber e-mails regularmente.
Além disso, é importante evitar o uso de caixas de opção pré-verificadas por e-mail (que são ilegais no Canadá e Europa). Como melhor prática, inclua uma descrição clara do conteúdo do e-mail e da sua frequência, e ofereça uma opção de inscrição única ou opção de inscrição dupla.
3. Verifique a pontuação do remetente
A sua marca tem uma reputação de envio de e-mails. É como uma pontuação de crédito, avaliando a confiabilidade digital da sua marca com base na reputação do domínio, reputação do endereço IP e outros fatores.
E é possível verificar a pontuação do remetente usando serviços online, como:
Os serviços de avaliação de reputação de remetente utilizam diferentes fatores, como a reputação do domínio e do endereço IP, para determinar a pontuação do remetente. Como os remetentes de spam podem mudar frequentemente o seu endereço IP, a reputação do domínio é considerada como um fator importante na avaliação da reputação do remetente.
Uma pontuação abaixo de 70 indica problemas graves de reputação que precisam ser abordados. Uma pontuação entre 70 e 80 é considerada razoável, mas ainda há margem para melhoria. Uma pontuação acima de 80 indica que a reputação está em boa forma.
4. Verifique se está num black list
Serviços on-line, como BarracudaCentral e Sender Score, podem verificar se o seu domínio está incluído em qualquer lista de bloqueio de spam, o que indica que o seu domínio é considerado de alto risco ou spam. Falta de cuidado ao lidar com spam ou gestão inadequada do e-mail podem resultar em seu domínio ser colocado em uma lista negra.
Se o seu domínio aparecer em um black list, é possível solicitar uma revisão e melhorar as suas práticas de e-mail para ter uma chance de ser removido da lista.
5. Estabelecer uma identidade de envio: autenticar com SPF, DKIM, e DMARC
Uma das principais funções de um ISP é proteger as caixas de entrada de seus usuários contra spam e lixo eletrônico que possam causar danos. As táticas comuns utilizadas pelos spammers incluem se passar por um negócio legítimo através de e-mails fraudulentos. Por esse motivo, é altamente recomendado que as marcas autentiquem seus e-mails para provar sua origem legítima.
Para garantir a autenticidade dos seus e-mails, é importante implementar os seguintes protocolos de autenticação:
- Sender Policy Framework (SPF) – protege o seu domínio contra spoofing e evita que os seus e-mails sejam marcados como spam, especificando os servidores de e-mail autorizados a enviar um e-mail do seu domínio;
- DomainKeys Identified Mail (DKIM) – utiliza encriptação para criar uma assinatura digital que atesta a validade de um e-mail;
- Relatório de Autenticação e Conformidade de Mensagens Baseadas no Domínio (DMARC) – permite que os domínios especifiquem como os ISPs devem classificar as mensagens não autenticadas e ajuda na prevenção de falsificação ou phishing.
Ao utilizar pelo menos dois (recomenda-se três) dos protocolos de autenticação mencionados, as marcas tendem a ter menos chances de seus e-mails serem bloqueados ou filtrados. A autenticação com um domínio específico é crucial, pois os ISPs geralmente bloqueiam e-mails em massa originados de contas de e-mail gratuitas como o Gmail, Yahoo! ou Hotmail.
6. Preste atenção ao seu histórico de envios.
Atente-se a esta prática importante:Seu histórico de envios (às vezes chamado de permanência de PI) também afeta sua reputação e entregabilidade de e-mails.
O histórico de envios é a duração de tempo e consistência que o seu endereço IP tem estado enviando e-mails, relacionado à confiabilidade desse remetente de e-mails.
7. Veja o volume e a frequência da sua campanha de e-mail
Embora possa se sentir animado por ter dobrado sua lista de assinantes rapidamente, aumentar repentinamente o volume de e-mails pode levantar suspeita. É importante ficar atento a um aumento significativo na sua lista de e-mails, pois os ISPs podem classificá-lo como um remetente de spam.
As marcas com grandes listas de e-mails que estão mudando para uma nova plataforma de e-mails ou adicionando um grande número de assinantes podem optar por utilizar uma tática conhecida como “aquecimento da audiência”.
Um aquecimento consiste em começar uma campanha de e-mails usando segmentação para enviar mensagens para uma pequena base de assinantes engajados e, gradualmente, adicionando mais assinantes em cada e-mail, para garantir uma boa reputação junto aos provedores de serviços de internet (ISPs).
Da mesma forma, é importante manter um horário de envio consistente. Se você envia e-mails diariamente ou semanalmente, evite mudar significativamente esse padrão. Os ISPs podem interpretar variações inesperadas como um possível ataque de spam.
8. Limpe suas listas de contato de e-mail.
Altas taxas de e-mails devolvidos podem desencadear filtros anti-spam e bloquear o seu endereço IP. Por esse motivo, é recomendável remover regularmente os e-mails devolvidos da sua lista de e-mails.
Além disso, deve-se buscar remover pessoas que não se inscreveram, não abriram ou não interagiram com um e-mail há um longo período.
Não tenha uma lista de e-mails excessivamente grande somente para esse fim. Uma lista de e-mails longa e preenchida com assinantes inativos pode, na verdade, prejudicar mais do que ajudar.
9. Seja cuidadoso ao enviar e-mails para listas inativas.
Listas de email inativas frequentemente apresentam mais retorno (bounces) devido às mudanças de endereços de email. Além disso, taxas elevadas de bounces podem afetar negativamente a reputação de envio e recepção perante o provedor de serviços de internet.
Os assinantes que não têm recebido suas notícias por um tempo prolongado podem ser mais propensos a cancelar sua inscrição ou se queixar se você voltar a enviar mensagens de repente.
Ao enviar para uma lista que não foi utilizada há um ano ou mais, esteja ciente de que um único e-mail com uma elevada taxa de retorno pode prejudicar sua reputação junto do provedor de serviços de internet e afetar a capacidade de entrega de futuros envios.
Uma maneira de evitar esse problema é utilizar um serviço de validação de lista de terceiros para verificar e limpar sua lista antes de enviar o primeiro email.
Garantir a entregabilidade do e-mail e elevar o desempenho do seu marketing
Por fim, vamos identificar os principais problemas que afetam a reputação do remetente, causam filtragem pelos provedores de serviços de internet e impedem a entrega dos seus e-mails:
- queixas excessivas de spam
- cancelamentos de inscrição em grande número
- baixas taxas de abertura e clique
- altas taxas de bounce
- estar em uma lista negra, usar um endereço de email gratuito
- falta de protocolos de autenticação como DMARC, SPF ou DKIM
- alterações inesperadas no volume ou frequência de email, e listas de email com falhas.
Resolver problemas de entregabilidade de e-mail pode ser um processo demorado e requer paciência. Implemente práticas de marketing por e-mail eficazes, monitorize a reputação do remetente e estabeleça medidas técnicas para melhorar a confiança nos seus e-mails e aumentar a chances de chegar aos destinatários.
Faça um esforço considerável na criação dos designs, cabeçalhos e assuntos dos seus e-mails, não permita que seu trabalho seja desperdiçado.
Embora lidar com a entregabilidade do e-mail possa parecer um desafio para os profissionais de e-mail marketing, é, no final das contas, benéfico. Sem medidas de proteção, seus e-mails de marketing poderiam se perder no meio de spam ou ser fraudulentamente associados à sua marca.
O sucesso do marketing por e-mail depende da confiança estabelecida entre você e o destinatário, e também com o provedor de serviços de internet (ISP). Ao seguir as boas práticas de entregabilidade de e-mail, você poderá manter taxas de entrega elevadas e minimizar a perda de e-mails.
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